Na presença de Rita Camarneiro, atual co-apresentadora de Rui Unas no programa Anti-Social na SIC Radical e Miguel Ângelo Marques, Jornalista da SIC e professor no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.
Rita Camarneiro é da Figueira da Foz e, antes da sua estreia na televisão, estudou psicologia e tirou o mestrado em Coimbra. No último ano de curso foi para Lisboa fazer uma formação de stand-up comedy e concorreu ao concurso “5 para a meia-noite”. Ficou como guionista durante 3 temporadas. Mais tarde, fez um estágio de 9 meses na academia da RTP. Atualmente, Rita escreve crónicas no Jornal Metro, todas as segundas-feiras.
Miguel Ângelo Marques sabia desde pequeno qual a área que queria seguir quando crescesse: jornalista ou jogador de futebol. Por motivos financeiros esqueceu o futebol e seguiu a área da comunicação. Tirou o curso de Jornalismo na Escola Superior de Coimbra e estagiou na Rádio Antena 1, onde teve a oportunidade de ser escolhido para trabalhar na SIC e seguir em frente na sua carreira profissional.
Registámos alguns dos seus comentários durante este encontro:
“ A parte prática na nossa área é fundamental.” afirmou Miguel Ângelo.
Rita falou na importância do público-alvo para que se possa garantir audiência.
Miguel apontou que, “na nossa idade e, principalmente, na área da comunicação, sobretudo para quem quer seguir jornalismo, ler é fundamental e essencial. Aponta também que ver filmes em Inglês ajuda-nos imenso na aprendizagem da língua.”
Rita e Miguel criticaram o facto de a mulher ser utilizada como objeto decorativo na televisão e na maior parte dos programas.
“Acredito na nossa nova geração, nunca devemos desistir daquilo que mais queremos!” Esta foi a mensagem que Rita Camarneiro nos deixou.